domingo, 26 de abril de 2009

TECIDOS do FUTURO


O seminário de tendências "Fabrics of the Future" realizado durante a Bread & Butter Berlin( feira de Moda), apresentou as apostas em tecidos para primavera-verão 2010 (2011 para o hemisfério sul).
A tendência predominante é o Natural, que prevê o emprego crescente de materiais livres de processos químicos, como algodão orgânico, fibra de bambu, seda, couro e sarja.
Plástico e borracha são os materiais da vez entre os sintéticos, acompanhados da tendência "Recycled", que pode ser vista entre os estandes da Bread & Butter, como por exemplo, na marca Kuyichi que desenvolveu jaquetas de poliéster feitas com o tecido de garrafas plásticas recicladas.
A tendência "Ethereal" sugeriu o uso das transparênciasm destacando o chiffon e crepe, enquanto "Raw Sensuality" apostou nos rústicos tweed, algodão e jérsei.
"Tribal" enfatizou estampas, emblemas e cores de diferentes povos, como Paquistão, Índia, África, Rússia, Japão e América Latina.
Entre as tendências em estrutura, destaque para os dropejados manuais, no estilo origami japonês, nas pregas e técnicas 3D, em movimentos circulares, abstratos e geométricos, além das perfurações e laser cutting utilizados para criar o efeito puído ou de tela.

EsTaMpA aNiMaDa


Mais uma vez as t-shirts alegram as ruas de Barcelona trazendo estampas de personagens de desenhos animados. Destaque para a imagem de Lisa Simpson.

pied-de-coq


A estampa pied-de-coq esteve tanto no vestuário quanto nas bolsas na semana de moda de Paris para o inverno 2010. Destaque especial para o modelo de Alexander McQueen que usou a lã tradicional como matéria-prima.

pés OUSADOS


A bota de couro réptil com atacador e bico fino, além de dedos e calcanhares à mostra, chama a atenção em Londres.

Bota Colorida


A bota multicolor de construção pesada da vida ao visual sóbrio. O estilo apareceu nas ruas de Florença durante o inverno.

Estampa de bichos


As estampas com motivos animais continuam sendo representativas. A premissa de buscar fundamentações étnicas orienta para a utilização desses padrões. Essa tendência já está confirmada também para o próximo verão.

o TECNOLÓGICO + o TRADICIONAL


O casacão 7/8 usado nas ruas de Barcelona traz o benefício da estamparia digital moderna misturado com o patchwork tradicional.

Estamparia Original


A t-shirt fotografada também em Barcelona teve valor agregado com o bordado de paetês e miçangas sobre o silk, dando vida ao desenho e criando relevos na estampa.

Uso nas Ruas: BOLSAS!


Com inspiração no pintor Miró, a estampa da bolsa fotografada em Buenos Aires mescla cores tendo o preto como destaque, tanto na pintura como no acabamento em verniz.

NY tendências: Gemas no Vestuário


As pedras adornam e desempenham papel de destaque nos looks femininos. Elas dão charme e um toque especial a qualquer tecido.
Esse é o assunto principal do Report de vestuário feminino mais recente.

Report_jeans


Os shorts ganham aspectos artesanais não somente no quesito lavanderia com a técnica Batik, mas também no crochetado.